Livros


Como Aplicar o Direito, à luz de uma perspectiva axiológica, fenomenológica e sociológico-polítca. Forense, 2010 (12a edição ampliada), Rio de Janeiro.

foto livro Resumo: É um livro de Hermenêutica Jurídica. Nesta obra o autor coloca sua concepção a respeito do papel do juiz na aplicação do Direito. Defende que essa aplicação seja feita sob três perspectivas: axiológica (buscando concretizar os valores que fundamentam o Direito); fenomenológica (através da qual o juiz deve tentar descer ao universo das pessoas que comparecem perante a Justiça); sociológico-política (que convoca o juiz para uma abertura à face da realidade social, política e econômica, pois o Direito não é uma ilha).
1) Vários jornais e revistas do país e do Exterior assinalaram a publicação deste livro: a) Jornal do Brasil, 20/10/1979; b) O Dia, Rio de Janeiro, 4/11/1979; c) Boletim de Informação Fiscal, de João Pessoa, março de 1980; d) Walter Ceneviva, Folha de São Paulo, São Paulo, SP, 19/10/1986; e) Jornal de Letras, do Rio de Janeiro, janeiro de 1987; f) O Norte, de João Pessoa, 30/101987;  g) A Voz do Povo, de Bom Jesus do Itabapoana, RJ, 21/02/1981; h) Jornal de Letras, do Rio de Janeiro, janeiro de 1987; i) Inter América, Boletim da Organização Universitária Interamericana, publicado em francêsinglês, espanhol e português. Quebec, Canadá, janeiro-março de 1991;
2) Em alocucaçõs ao ensejo de eventos da Justiça esta obra foi referida: a) pelo Desembargador Plínio Leite Fontes, na abertura do Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça. João Pessoa, 17-8-1995; b) pelo Desembargador Márcio Puggina, no discurso de posse no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, em 7-4-1997.
3. Em obra doutrinária, autor de nomeada ocupouse-se deste livro: Plauto Faraco de Azevedo, Crítica à Dogmática e Hermenêutica Jurídica, Porto Alegre, Sérgio Antônio Fabris Editor, 1989.
4. O comentário formulado pelo Desembargador Osny Duarte Pereira aparece abaixo, no espaço Comentário sobre a obra.

Disponibilidade: Disponível.
Comentário sobre a obra: "O autor não se perde em sonhos de conseguir a justiça pura, mas acredita que, dentro das contingências estratificadas de nosso País, muito se poderá fazer para mitigar a injustiça social imperante." (Desembargador Osny Duarte Pereira. Encontros com a Civilização Brasileira, Rio, fevereiro de 1980).
Para Leitura: Este livro pode ser encontrado em muitas bibliotecas, especialmente bibliotecas universitárias (ver abaixo o ítem Biblioteca).
Biblioteca onde o livro está disponivel: Biblioteca Nacional, Biblioteca Estadual do Espírito Santo, Biblioteca da Universidade Federal do Espírito Santo e Biblioteca da Academia Espírito-Santense de Letras.
Livraria onde o livro está disponivel: Livraria Logos, de Vitória, que possui todos os livros não esgotados do autor. Pode ser comprado em muitas livrarias do país. Pode ser adquirido diretamente junto à Editora Forense: Av. Erasmo Braga, 299 - 2o andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ / CEP: 20.020-000 / Telefones: 2533-5537 /// 3543-0770

Copyright DR JOÃO BAPTISTA HERKENHOFF
Site melhor visualizado na resolução de 1024/768 ou superior
Recomendamos o uso dos navegadores:
Projeto desenvolvido dentro
dos padrões de qualidade:
Desenvolvedor: Aldabra