Livros


ABC da Cidadania. Secretaria de Cidadania da Prefeitura Municipal de Vitória, 2012 (4ª edição, ilustrada), Vitória.

foto livro Resumo: O título do livro diz tudo: é um ABC da Cidadania, uma cartilha que pretende ajudar na formação da consciência cidadã das pessoas em geral. Este ABC foi produzido por encomenda da Prefeitura Municipal de Vitória. Desde a primeira edição até esta quarta edição o livro passou por quatro Prefeitos diferentes, de quatro Partidos diferentes. Na apresentação da cartilha, este fato é realçado e elogiado com veemência, como demonstração de responsabilidade cidadã por parte dos titulares do Poder Municipal, na capital do Espírito Santo.
O ABC da Cidadania é distribuído gratuitamente pela Prefeitura de Vitória. Os interessados podem pedir exemplares à Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública – Rua José Teixeira, 807 – Santa Lúcia. 29.055-310 – Vitória, ES.
A cartilha está sendo usada em Santa Catarina, num projeto capitaneado pelo jornal A Notícia, conforme descrito a seguir:
“O jornal A Notícia quer ver no olhar juvenil dos estudantes, especialmente os da rede municipal, o gosto pela curiosidade e a alegria alcançada a partir de novas descobertas intelectuais. No decorrer dos seus 76 anos, o jornal exercita, com especial atenção, um dos inúmeros papéis que competem à imprensa, a função educativa. A Notícia acredita na leitura como um processo de compreensão que ajuda a conhecer a realidade, os homens, o ambiente social. Em 2000, tendo como parceira a Fundação Catarinense de Cultura e a Secretaria Municipal de Educação, irá desenvolver o “ABC da Cidadania”. O projeto se propõe a criar dentro da escola (...) uma ambiência de leitura. Além de uma visita aos mais importantes museus catarinenses, os estudantes serão convidados ao exercício da leitura a partir do jornal “ABC da Cidadania”, uma edição especial (...) calcada em trabalho elaborado pelo jurista João Baptista Herkenhoff. Incentivar a política de formação de novos leitores (...) é meta deste trabalho que quer despertar nas crianças e adolescentes a crença de que a leitura leva ao conhecimento da própria identidade.” (A Notícia, de Joinville (SC), Caderno “Anexo”, 26/5/2000).

Disponibilidade: Disponível. Distribuição gratuita.
Comentário sobre a obra: O ABC da Cidadania traz uma série de dicas e informações sobre como reaver a essência do conceito de cidadania, hoje mais abrangente do que direitos civis e políticos. Um livro de bolso não vai resolver os problemas do Brasil, mas é um bom caminho. (Adriano do Praddo, A Tarde, Salvador, 4-2-1997).
Para Leitura: Este livro pode ser encontrado em muitas bibliotecas do país (ver abaixo o ítem Biblioteca). No Espírito Santo, nas seguintes bibliotecas: Estadual, UFES, todas as bibliotecas municipais
Biblioteca onde o livro está disponivel: Biblioteca Nacional, Biblioteca Estadual do Espírito Santo, Biblioteca da Universidade Federal do Espírito Santo e Biblioteca da Academia Espírito-Santense de Letras (bibliotecas que contam, no seu acervo, com todos os livros do autor, inclusive obras esgotadas). Também pode ser consultado nas Bibliotecas Municipais do Espírito Santo. Ë livre a extração de cópias xerox de capítulos ou de todo o livro.
Livraria onde o livro está disponivel: Não está à venda. É distribuído gratuitamente pela Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de Vitória, como esclarecido acima.

Copyright DR JOÃO BAPTISTA HERKENHOFF
Site melhor visualizado na resolução de 1024/768 ou superior
Recomendamos o uso dos navegadores:
Projeto desenvolvido dentro
dos padrões de qualidade:
Desenvolvedor: Aldabra