Exercício do magistério e atividades pedagógicas


1. Professor de escolas de grau médio (antigos ginásios), nas comarcas onde foi Juiz de Direito, no interior do Estado. Anteriormente, já havia exercido o magistério de grau médio em Cachoeiro de Itapemirim.

2. Professor Fundador, Professor Efetivo de Cultura Brasileira e depois Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Madre Gertrudes de São José", de Cachoeiro de Itapemirim.

3. Um dos fundadores da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.

4. Professor da Faculdade de Ciências Econômicas de Colatina, ES (1972-1973).

5. Professor da Faculdade de Direito de Colatina (1974).

6. Professor Assistente da Universidade Federal do Espírito Santo, no Curso de Direito, a partir de 1975, mediante ingresso por concurso público de títulos e provas; Professor Adjunto (por promoção). Regime de dedicação exclusiva a partir de 1982, com atividades de ensino, extensão e pesquisa. Professor Titular, em razão de aposentadoria.

7. Professor Visitante da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), a partir de 1995, ministrando seminários de “Teoria Geral do Direito“ e “Hermenêutica Jurídica”, nos cursos de pós-graduação em Direito.

8. Professor Visitante da Universidade Federal do Amazonas, a partir de 1996, ministrando seminários de “Hermenêutica Jurídica”, nos cursos de pós-graduação em Direito.

9. Autor do Projeto Didático-Pedagógico do Curso de Direito da Faculdade Estácio de Sá de Vitória e Coordenador de sua execução. Professor Visitante na mesma Faculdade durante longo tempo.

10. Professor do Mestrado em Direito da Universidade Federal do Espírito Santo, a partir de 2006 (Professor Fundador), na disciplina “Garantias fundamentais. Processo e Justiça”. Exerceu essa atividade como voluntário, até recentemente.

11. Coordenador Pedagógico e Professor pesquisador da Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha, ES (Curso de Direito), a partir de dezembro de 2009 até dezembro de 2011.

12. Professor Visitante na FAESA e na UVV (Vitória, ES).

13. Professor Convidado de diversas Universidades brasileiras e estrangeiras. No Brasil deu cursos ou palestrou em todos os Estados da Federação, exceto Tocantins e Amapá.

14. Professor Itinerante. Como decorrência da disponibilidade de sair pelos caminhos do Brasil, a dar cursos ou fazer palestras, o titular desta homepage define-se como um “professor itinerante”. Assumiu essa nova atitude de viajar com o objetivo também de ajudar as editoras na divulgação dos livros. Neste ponto seguiu o conselho de um grande amigo, Dr. Zezil Nunes de Moraes, homem muito experiente porque inclusive dirigiu a Caixa Econômica Federal, no Espírito Santo. Conversando com Zezil, para confirmar se estava certo nesse projeto de viajar Brasil e mundo afora, o amigo resumiu numa frase seu conselho: “cobra que não anda não engole sapo”. Quando às vezes se sente cansado de tantas peregrinações, sua mulher lhe lembra o provérbio que o Zezil propôs como rota de um novo tempo, após a aposentadoria.

Copyright DR JOÃO BAPTISTA HERKENHOFF
Site melhor visualizado na resolução de 1024/768 ou superior
Recomendamos o uso dos navegadores:
Projeto desenvolvido dentro
dos padrões de qualidade:
Desenvolvedor: Aldabra